Alice Gaspar, natural de Pombal, Diego Rocha, do Algarve, Duarte Nascimento, de Aveiro, e Victória Costa, oriunda do Brasil, todos alunos da licenciatura em Design de Jogos Digitais da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (Esact) de Mirandela produziram a curta-metragem “Coexistência” que acabou de ser selecionada pelo Student World Impact Film Festival (SWIFF) 2023, na categoria de animação, que vai decorrer entre 18 e 25 deste mês.

Os estudantes confessam ter ficado surpreendidos com esta distinção. “Para ser sincera não estava nada à espera”, conta Alice. “Fizemos a inscrição em diversos festivais, mas este foi o primeiro a aceitar-nos, e fiquei bastante contente porque houve cerca de 13 mil metragens a inscreverem-se e ficamos entre as 3 mil escolhidas e ainda fomos nomeadas para um prémio de melhor animação, o que nos deixa muito orgulhosos porque acabamos por fazer este trabalho em apenas uma semana”, revela.

Quem recebeu a informação de que tinha sido selecionados foi o Duarte. “Contactei toda a gente e ficamos sem dormir durante a noite só a pensar nisso e ficamos super felizes”, confessa.

Esta curta-metragem nasceu no âmbito da 8.ª Semana Interdisciplinar da Licenciatura em Design de Jogos Digitais, com o tema Doppelgänger. “É uma espécie de sósia de uma pessoa, mas que não tem uma certa ligação biológica e muitas vezes é representado em filmes como o irmão maligno ou o gémeo maligno e quisemos pegar nesse conceito do conflito entre o bem e o mal interior, utilizando técnicas de animação frame by frame e rotoscopia”, explica Duarte Nascimento.

Agora, segue-se a participação no Student World Impact Film Festival, que decorre nos Estados Unidos, entre 18 e 25 de junho. Os alunos, que vão participar via online, entendem que esta seleção “já é uma vitória” e acreditam que pode ajudar no seu futuro profissional. “Penso que vai abrir-nos portas na nossa carreira de animadores”, diz Duarte. “Vai ser muito interessante, porque vamos poder visualizar curtas-metragens de todos os continentes e vamos perceber que, independentemente do país onde vivemos, existem sempre pessoas muito talentosas e estou bastante ansiosa por mostrar a nossa animação internacionalmente e acho que este festival vai ficar definitivamente na minha memória”, refere Alice.

As expetativas dos quatro alunos da ESACT de Mirandela que vão marcar presença no SWIFF 2023, o festival internacional que reúne os realizadores emergentes mais talentosos do mundo, provenientes de 120 países.

Jornalista: Fernando Pires

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n