A Diocese de Bragança-Miranda despede-se, este domingo, de D. José Cordeiro, pelas 18h com uma eucaristia solene de ação de Graças, a última na Sé Catedral, em Bragança.

José Cordeiro tornou-se no 44.º bispo da diocese de Bragança-Miranda no dia 2 de outubro de 2011 e foi o mais jovem bispo nomeado em Portugal, com 44 anos, nomeado pelo papa Bento XVI.

“E tudo é graça!”, diz D. José, na despedida: “Até sempre!”

Durante a década que esteve em terras do Nordeste Transmontano, D. José Cordeiro percorreu toda a diocese em visita pastoral e tornou-se próximo de todos, dentro da Igreja e junto dos setores da sociedade .

No seu percurso pastoral, destaca-se a reorganização da diocese em unidades pastorais, e a todos procurou envolver na evangelização. Nunca esqueceu os mais fracos e os mais velhos, alertando para o drama da solidão dos idosos.

As crianças e os jovens também estiveram no centro da sua missão, dedicou-lhes uma carta pastoral e desafiou-os a ser peregrinos da Lectio Divina, oração orante da Palavra de Deus. Nos 10 anos que esteve à frente da Diocese de Bragança-Miranda, ordenou ainda oito padres.

Em dezembro de 2021, D. José Cordeiro aceitou o convite do Papa Francisco e foi nomeado arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas e vai, assim, assumir aquela que é uma das mais importantes dioceses em Portugal, pela sua relevância histórica.

Jornalista: Sara Teixeira

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Artigo anteriorLIGA DOS BOMBEIROS DIZ QUE VERBA DO PRR PARA COMBATE A INCÊNDIOS É “INSUFICIENTE”
Próximo artigoMIRANDELA EMPATA EM CASA E DESCE PARA O QUARTO LUGAR