O município de Miranda do Douro submeteu, esta segunda-feira, dia em que se assinala o Dia da Cidade, a candidatura a património da UNESCO. Hoje em dia, os pauliteiros são uma das principais atrações do nordeste transmontano e um dos ícones da cultura e tradição das Terras de Miranda.

“Trata-se de um momento histórico para a cultura mirandesa, que finalmente chegou. Com a inscrição das “Danças Rituais de Pauliteiros nas Festas Tradicionais de Miranda do Douro” para depois nos preparamos para outros objetivos como a inscrição desta temática no património imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) “, referiu Helena Barril, autarca de Miranda do Douro, em declarações à agência Lusa.

A candidatura das “Danças e Rituais de Pauliteiros nas Festas Tradicionais” foi submetida esta segunda-feira, dia em que a cidade de Miranda do Douro está em festa, pois assinala o 478º aniversário de elevação a cidade (que aconteceu a 10 de julho de 1545).

Os Pauliteiros de Miranda consistem em grupos de oito homens que dançam ao ritmo dos sons da gaita-de-foles, caixa e bombo.

Hoje em dia, também já há mulheres que dançam esta dança guerreira, característica das Terras de Miranda, chamada “dança dos paus”.

Jornalista: Lara Torrado

banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Artigo anteriorPRÉDIO DO CANAL EM MIRANDELA JÁ NÃO SERÁ DEMOLIDO
Próximo artigoCINCO DETIDOS EM DESMANTELAMENTO DE TRÁFICO DE DROGA