Os detentores de ovinos e caprinos têm até dia 15 de fevereiro, para proceder à Declaração Anual de Existências, depois de o prazo ter sido excecionalmente prorrogado pelas autoridades competentes.

Esta declaração é obrigatória e deve refletir o número de animais existentes em cada exploração à data de 31 de dezembro de 2025, em conformidade com a legislação em vigor. Apesar do alargamento do prazo, a declaração mantém-se como um dever legal fundamental para todos os produtores do setor.

A não apresentação da Declaração de Existências implica consequências significativas, nomeadamente a perda do direito à emissão de Guias de Circulação para a exploração e para o respetivo operador. Para além disso, constitui uma contraordenação, punível com uma coima mínima de 100 euros, nos termos da alínea a) do n.º 6 do artigo 24.º do Decreto-Lei n.º 142/2006, de 27 de julho, e respetivas alterações.

As entidades responsáveis recomendam que os produtores efetuem a declaração com a maior brevidade possível, evitando constrangimentos administrativos ou penalizações futuras. O procedimento pode ser realizado diretamente pelo operador na Área Reservada do portal do IFAP, bem como presencialmente nos Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais ou nas entidades protocoladas com o IFAP.

No concelho de Mondim de Basto, os produtores podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Agricultor do Município, que se encontra disponível para prestar apoio neste processo.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Mondim de Basto

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
Artigo anteriorHOMEM DETIDO EM VIMIOSO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Próximo artigoBOMBEIROS DE TORRE DE MONCORVO REALIZAM ROTAÇÃO DE MISSÃO EM LEIRIA