A densidade média de javali na Zona de Caça Associativa (ZCA) de Santulhão, em Vimioso é de três indivíduos por km².

Os dados são do relatório científico do projeto ENETWILD, coordenado pelo Instituto de Investigação em Recursos Cinegéticos da Universidade de Castilla-La Mancha em Espanha, e com o qual a Palombar (Conservação da Natureza e do Património Rural), sediada em Vimioso, colabora.

A ZCA de Santulhão constitui uma das áreas de estudo do projeto e integra a rede de estações de amostragem do observatório a nível europeu. Nesta ZCA, a Palombar desenvolve ações de monitorização das populações de javali.

O relatório apresenta os resultados das ações de monitorização e avaliação da densidade de javali com recurso a armadilhagem fotográfica em 19 áreas na Europa do Leste e nessas áreas a densidade variara de 0,35 a 15,25 indivíduos/km2.

“A obtenção de estimativas fiáveis da abundância de javali é a base para a sua gestão correta e eficaz, permitindo uma melhor compatibilização entre a atividade cinegética e a conservação da natureza”, refere a associação.

O javali é alvo de exploração cinegética e, é também “uma presa silvestre muito importante do ameaçado lobo-ibérico”. Nesse sentido, a gestão das populações de javali deverá ter sempre em conta as duas coisas.

“Os resultados apresentados neste relatório demonstram que é possível implementar uma abordagem estandardizada para obter uma estimativa robusta da densidade da fauna silvestre à escala europeia, através da partilha dos mesmos protocolos, colaboração na definição dos desenhos de estudo, processamento e análise de dados”, destaca o documento.

O projeto ENETWILD, financiado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), visa melhorar as ferramentas e capacidades, a nível europeu, de monitorização das populações de espécies de fauna silvestre, no que se refere à sua distribuição e abundância.

No âmbito deste projeto, vão ser, ainda, recolhidos dados sobre espécies de fauna silvestre com o objetivo principal de avaliar os riscos de ocorrência de doenças partilhadas entre animais silvestres.

Jornalista: Sara Teixeira

Alheiras Angelina
banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorINCÊNDIO EM CASA MATA PADRE EM MONTALEGRE
Próximo artigoVÍDEO: AUTARQUIA DE MURÇA ALERTA POPULAÇÃO PARA LIMPEZA DE TERRENOS FLORESTAIS