A densidade média de javali na Zona de Caça Associativa (ZCA) de Santulhão, em Vimioso é de três indivíduos por km².

Os dados são do relatório científico do projeto ENETWILD, coordenado pelo Instituto de Investigação em Recursos Cinegéticos da Universidade de Castilla-La Mancha em Espanha, e com o qual a Palombar (Conservação da Natureza e do Património Rural), sediada em Vimioso, colabora.

A ZCA de Santulhão constitui uma das áreas de estudo do projeto e integra a rede de estações de amostragem do observatório a nível europeu. Nesta ZCA, a Palombar desenvolve ações de monitorização das populações de javali.

O relatório apresenta os resultados das ações de monitorização e avaliação da densidade de javali com recurso a armadilhagem fotográfica em 19 áreas na Europa do Leste e nessas áreas a densidade variara de 0,35 a 15,25 indivíduos/km2.

“A obtenção de estimativas fiáveis da abundância de javali é a base para a sua gestão correta e eficaz, permitindo uma melhor compatibilização entre a atividade cinegética e a conservação da natureza”, refere a associação.

O javali é alvo de exploração cinegética e, é também “uma presa silvestre muito importante do ameaçado lobo-ibérico”. Nesse sentido, a gestão das populações de javali deverá ter sempre em conta as duas coisas.

“Os resultados apresentados neste relatório demonstram que é possível implementar uma abordagem estandardizada para obter uma estimativa robusta da densidade da fauna silvestre à escala europeia, através da partilha dos mesmos protocolos, colaboração na definição dos desenhos de estudo, processamento e análise de dados”, destaca o documento.

O projeto ENETWILD, financiado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), visa melhorar as ferramentas e capacidades, a nível europeu, de monitorização das populações de espécies de fauna silvestre, no que se refere à sua distribuição e abundância.

No âmbito deste projeto, vão ser, ainda, recolhidos dados sobre espécies de fauna silvestre com o objetivo principal de avaliar os riscos de ocorrência de doenças partilhadas entre animais silvestres.

Jornalista: Sara Teixeira

Slider