Até junho, do presente ano, a PSP e a GNR registaram 14.863 ocorrências, o que representa mais 490 face ao mesmo período do ano passado. Este ano já morreram 12 vítimas de violência doméstica.

Segundo dados divulgados no portal da violência doméstica, entre janeiro e junho houve um registo de 14.863 denúncias de violência doméstica, havendo, também. Em contrapartida, a PJ registou menos cinco homicídios em contexto de violência doméstica, ainda assim, este ano já morreram 12 vítimas, das quais dez mulheres, uma criança e um homem.

De acordo com o JN, neste primeiro semestre, 2962 vítimas, na sua maioria mulheres e crianças, foram acolhidas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.

“Não há desculpas para a violência doméstica” é o mote da nova campanha de sensibilização para a violência doméstica da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

A iniciativa tem como objetivo “alertar para inúmeros desculpas que a pessoa agressora utiliza para desresponsabilizar pelos seus atos, negando e/ou banalizando a violência, que se perpetua. Mais, gradualmente, faz crer à vítima que é ela a culpada pelos seus comportamentos, que os merece ou que os provoca. Mas a agressão é sempre uma escolha”, menciona a Comissão através do seu site. 

No segundo trimestre de 2023 a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica acolheu 1450 pessoas. “Destas, 52% eram vítimas adultas (98% mulheres e 2% homens) e 48% eram dependentes a cargo (maioritariamente crianças e jovens que, por questões de segurança, acompanharam as suas mães)” explica o comunicado da CIG.

Em Portugal, a violência doméstica é um crime público que deve ser combatido e denunciado por cada pessoa.

Jornalista: Lara Torrado

Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVÍDEO: CASTELO DE BRAGANÇA É PALCO DE RECRIAÇÃO HISTÓRICA QUE ATRAIU MILHARES DE VISITANTES
Próximo artigoAGRICULTORES QUEREM UTILIZAR ÁGUA DO BAIXO SABOR PARA MITIGAR EFEITOS DA SECA