O incêndio que deflagrou na passada sexta-feira, 15 de agosto, em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, entrou esta segunda-feira, 18 de agosto, em fase de resolução, segundo a última atualização das autoridades, às 11h56. No terreno, estão atualmente mobilizados 335 operacionais, apoiados por 113 meios terrestres e 2 meios aéreos numa fase de rescaldo.

O incêndio teve início às 13h17 de sexta-feira e, devido à orografia acidentada, ao vento moderado, às temperaturas elevadas (30,96 °C) e à baixa humidade (23%), rapidamente alastrou a zonas de floresta e terrenos agrícolas, atingindo também os concelhos vizinhos de Torre de Moncorvo e Mogadouro.

Na manhã de hoje, o fogo encontrava-se com 90% do perímetro já consolidado, mantendo-se ativa apenas uma pequena frente de fogo na zona de Mós, no concelho vizinho de Torre de Moncorvo.

Desde então, o combate às chamas tem sido contínuo, com várias fases críticas, mas a situação evolui agora de forma positiva, com as autoridades a manterem vigilância apertada para evitar reativações.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta

Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorDEBATE SOBRE FUTURO DA RAÇA MARONESA DESTACA DESAFIOS DA AGRICULTURA NA MONTANHA
Próximo artigoINCÊNDIO EM MIRANDELA E VILA FLOR OBRIGA A CORTE NA IP2