O incêndio que deflagrou na passada sexta-feira, 15 de agosto, em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, entrou esta segunda-feira, 18 de agosto, em fase de resolução, segundo a última atualização das autoridades, às 11h56. No terreno, estão atualmente mobilizados 335 operacionais, apoiados por 113 meios terrestres e 2 meios aéreos numa fase de rescaldo.
O incêndio teve início às 13h17 de sexta-feira e, devido à orografia acidentada, ao vento moderado, às temperaturas elevadas (30,96 °C) e à baixa humidade (23%), rapidamente alastrou a zonas de floresta e terrenos agrícolas, atingindo também os concelhos vizinhos de Torre de Moncorvo e Mogadouro.
Na manhã de hoje, o fogo encontrava-se com 90% do perímetro já consolidado, mantendo-se ativa apenas uma pequena frente de fogo na zona de Mós, no concelho vizinho de Torre de Moncorvo.
Desde então, o combate às chamas tem sido contínuo, com várias fases críticas, mas a situação evolui agora de forma positiva, com as autoridades a manterem vigilância apertada para evitar reativações.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta