A depressão GORETTI, nome atribuído pela Meteo France, vai condicionar o estado do tempo no Norte de Portugal entre os dias 8 e 9 de janeiro, trazendo precipitação, vento forte e agitação marítima significativa, de acordo com a informação meteorológica divulgada para o continente.
Na quinta-feira, dia 8, está prevista chuva fraca a moderada no Norte, com maior intensidade ao final da tarde nas regiões do Minho e Douro Litoral. O vento soprará de sudoeste, em geral fraco a moderado, mas poderá intensificar-se na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, onde se esperam períodos de vento forte.
Para além da precipitação, as condições atmosféricas poderão originar queda de neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela, a partir da tarde, embora este fenómeno não afete diretamente o litoral e o interior Norte a cotas mais baixas.
Na sexta-feira, dia 9, após a passagem da frente fria associada à depressão, o Norte do país deverá registar aguaceiros fracos, que poderão ser de neve acima dos 1000 a 1200 metros de altitude. O vento rodará para o quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas, com rajadas que podem atingir os 75 km/h, o que poderá causar algum desconforto térmico e dificuldades em zonas expostas.
As autoridades recomendam especial atenção à evolução das condições meteorológicas, sobretudo no litoral e nas áreas montanhosas do Norte, aconselhando a população a adotar comportamentos preventivos face ao vento forte e ao estado do mar.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















