O concurso de incentivo à descarbonização da indústria, promovido no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), entrou em vigor no passado dia 30 de dezembro.

O apoio tem como objetivo acelerar a transição para uma economia neutra em carbono, capaz de promover a competitividade da indústria e das empresas por via da sua descarbonização, de uma maior eficiência no uso dos recursos e redução do consumo de energia e da promoção de fontes endógenas e renováveis de energia.

Poderão candidatar-se aos incentivos à descarbonização empresas da área da indústria, bem como entidades gestoras de zonas industriais cujos investimentos possam impactar a redução de emissões de gases de efeito de estufa nas indústrias instaladas nas áreas sob sua gestão.

O incentivo é baseado em quatro iniciativas: a promoção e apoio financeiro de projetos que visem processos e tecnologias de baixo carbono na indústria; medidas de eficiência energética na indústria; incorporação de energia de fonte renovável; e o armazenamento e desenvolvimento de roteiros de descarbonização da indústria.

As candidaturas deverão ser submetidas através de formulário eletrónico, disponibilizado pelo IAPMEI, e serão selecionadas tendo por base uma avaliação relativa aos critérios de emissões, maturidade técnica, maturidade financeira e redução de consumos.

A admissão, análise e seleção das candidaturas é assegurada pelo IAPMEI, com o apoio do Comité Coordenador para as iniciativas da Descarbonização da Indústria, que conta com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional COMPETE, a Agência Nacional de Inovação (ANI), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorLEGISLATIVAS: JOVEM CRIA PLATAFORMA PARA AUMENTAR DEBATE E O CONFRONTO DE IDEIAS
Próximo artigoMUNICÍPIO DE ALFÂNDEGA DA FÉ TESTOU O PLANO DE EMERGÊNCIA DO HELIPORTO