A secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional fica em Bragança e passa a integrar a Valorização do Interior, que “não desapareceu”, apesar de deixar de constar da orgânica do Governo, disse hoje à Lusa a titular da pasta.

Isabel Ferreira é a nova secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, depois de no anterior Governo ter tutelado a secretaria de Estado para a Valorização do Interior, com sede em Bragança, de onde é natural a governante.

Segundo adiantou à Lusa, “tudo será não só mantido, como ainda mais reforçado”, com a integração da valorização do Interior no Desenvolvimento Regional” e “mais instrumentos e mais robustez”, na secretaria de Estado que vai trabalhar com as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e os fundos comunitário.

“Queria deixar bem claro que não desapareceu, que a valorização do Interior continua a ser fortíssima e uma prioridade absoluta deste Governo, que ficará bem evidente no programa de Governo que será oportunamente discutido e vai ficar bem evidente que continua a ser uma prioridade absoluta”, afirmou.

Isabel Ferreira explicou que a temática do Interior “está integrada agora na pasta do Desenvolvimento Regional que é também onde ela faz sentido”.

“Porque da nossa experiência do Governo anterior, em toda a minha ação governativa de implementação do programa de Valorização do Interior e de colocar no terreno todas as medidas de criação de emprego, de incentivo à mobilidade, ao investimento empresarial, etc, eu contei muito com o Desenvolvimento Regional e, sobretudo, as CCDR”, justificou.

Desta experiência, a secretária de Estado conclui que “faz todo o sentido, é mais eficiente” e é onde consegue “encontrar também mais recursos que possibilitem consolidar ainda mais as políticas de valorização do interior”.

A governante defende que a concentração numa pasta será “uma oportunidade de garantir um desenvolvimento regional de todo o país, corrigindo as assimetrias, sobretudo em territórios mais vulneráveis como são os do Interior” e com mais instrumentos.

“Porque estando na pasta do Desenvolvimento Regional, teremos connosco as comissões de coordenação e desenvolvimento regionais e também os programas operacionais regionais que materializam fundos europeus muito importantes para a concretização das nossas políticas públicas”, alegou.

No balanço das medidas para o Interior do Governo que cessou funções, Isabel Ferreira entende o impacto “é extraordinariamente positivo” com “políticas de proximidade, diferenciadas para os territórios” e garante que “nada disso muda”.

“Muito pelo contrário, queremos consolidar, aprofundar essas matérias”, afirmou, salientando que a nova orgânica “é uma questão de designação, mas é o que faz sentido”.

“No final do dia trata-se de termos o desenvolvimento regional de forma equilibrada e em que as regiões menos desenvolvidas possam convergir para os valores que todos pretendemos”, declarou.

Isabel Ferreira é natural de Bragança e professora/investigadora no instituto politécnico local, funções que deixou, em 2019, para ir para o Governo e volta a fazer parte do executivo socialista de António Costa, na secretaria de Estado integrada no Ministério da Coesão Territorial, novamente liderado por Ana Abrunhosa.

Por: Lusa

banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Artigo anteriorVÍDEO: GNR DE BRAGANÇA ALERTA ALUNOS PARA COMPORTAMENTOS DE RISCO NA VIAGEM DE FINALISTAS
Próximo artigoVÍDEO: CARRAZEDA DE ANSIÃES TEM CINCO NOVOS TRILHOS VIRADOS PARA O DOURO