O Comando Territorial de Bragança, através do Núcleo Proteção Ambiental (NPA) de Mirandela, ontem, dia 3 de novembro, deteve em flagrante delito dois homens de 55 e 56 anos, e identificou um jovem de 15 anos, que os acompanhava, pela prática de um crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas, designadamente caça de espécies não cinegéticas, no concelho de Mirandela.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da GNR detetaram o grupo de indivíduos que instalou, de forma dissimulada, um sistema proibido de captura de aves não consideradas espécie cinegética, nomeadamente de pintassilgos, carduelis carduelis, tendo sido detidos em flagrante delito. No decorrer da ação foi apreendido o seguinte material: Três jaulas para aves; Um aparelho chamariz; Duas redes; Vários objetos e ferramentas destinados a servir de apoio à atividade ilegal. Foi ainda encontrada um ave já capturada, tendo sido libertada e devolvida ao seu habitat natural.

Os detidos foram constituídos arguidos e, após terem sido presentes ao Tribunal Judicial de Mirandela, foi-lhes aplicada uma pena de multa no valor de 500 euros a cada um, com possibilidade de ser substituída por 100 horas de trabalho comunitário.

Slider