A Direção-Geral da Saúde anunciou, esta terça-feira, que reviu os dados sobre a segurança da vacinação contra a covid-19 de jovens entre os 12 e os 15 anos e que, apesar de manter a prioridade dos jovens com comorbilidades, recomenda a vacinação de todos os jovens nesta faixa etária sem necessidade de indicação médica.

A nova orientação divulgada por Graça Freitas indica que estes jovens deverão ser vacinados, mesmo sem comorbilidades. Segundo Graça Freitas, a vacinação universal de todos os jovens a partir dos 12 anos baseia-se na análise de novos dados que chegam dos EUA e União Europeia. “Os mais de 15 milhões da vacinas nos EUA e UE confirmam que os episódios já reportados de miocardite pericardite são raros e têm evolução benigna”, afirmou a diretora-geral da Saúde.

“Esta é uma decisão técnica” que surge na sequência da análise de novos dados, sublinhou Graça Freitas, rejeitando a interferência de pressões políticas ou sociais. Segundo Graça Freitas, há dez dias, a DGS não tinha a “totalidade dos dados” para recomendar a vacinação universal dos adolescentes. Recorde-se que, a 30 de julho, a DGS tinha recomendado apenas a inoculação de jovens com comorbilidades. Os adolescentes saudáveis menores de 15 anos teriam de esperar por uma maior robustez científica.

Ler mais AQUI

Foto: Lusa

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n