Vão ser mais de 700 os jovens estrangeiros que a diocese e Bragança-Miranda vai acolher na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que se irá realizar entre os dias 1 e 6 de agosto, em Lisboa.

Conceição Borges, do Comité Organizador Diocesano, disse, em declarações à agência Lusa, que estes 700 jovens poderiam vir a aumentar, “visto que ainda há procura de alguns grupos com os quais mantemos contacto a nível da estrutura da diocese”, explica.

Entre os jovens, estarão pessoas provenientes do Brasil, Eslováquia, Espanha, Itália, Peru, Polónia, Porto Rico e República Checa, que irão participar nos “Dias Na Diocese”. Os jovens estarão distribuídos entre Bragança, Mirandela, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

No entanto, estes não ficaram em famílias de acolhimento, como a maioria fica.

“Vão ser dias intensos que envolvem um número significativo de voluntários, maioritariamente jovens que estão distribuídos por ações de logística, acolhimento, liturgia, arte e oração”, frisa Conceição Borges.

Segundo avança a Lusa, os primeiros peregrinos a chegar a Bragança serão provenientes de França. 20 ciclistas vão chegar dia 24 de Bragança, e irão pernoitar no Colégio do Sagrado Coração de Jesus para, no dia seguinte, continuarem a pedalar até Lisboa.

Ainda da 24 de julho, vai chegar a Mirandela um grupo de 25 jovens que, até dia 29, dia que partirão rumo a Lisboa, irão dinamizar ações sociais e de contacto com as populações.

O terceiro grupo a chegar a Bragança, dia 26, será o maior, e conta com 583 jovens que vão ficar alojados nas residências do IPB e da Calouste Gulbenkian, bem como no Colégio de Santa Clara.

“Devido à sua dimensão, este grupo será fracionado. Estão previstas atividades de convívio e de contacto com a natureza, nos concelhos de Bragança e de Vinhais. Os jovens vão participar em catequeses (Catedral) e promover ações junto das comunidades rurais e em instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s)”, explicou Conceição Borges.

Já a Vila Flor chegarão dois grupos de jovens oriundos da Polónia, 32 peregrinos no dia 26 e 60 três dias depois. No que toca à vila de Vimioso, são esperados seis peregrinos do Brasil e do Peru.

Jornalista: Lara Torrado

Slider