O Comando Territorial de Bragança, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), deteve ontem, 15 de abril, dois homens de 57 e 61 anos por incêndio florestal, no concelho de Bragança. Os detidos serão presentes ao Tribunal Judicial de Bragança hoje.

Num comunicado enviado à redação do Canal N, o Comando Territorial de Bragança explica que foi dado “um alerta a dar conta da existência de um incêndio florestal numa aldeia daquele concelho, os elementos do NPA deslocaram-se rapidamente para o local e apuraram que o incêndio teve origem numa queima de sobrantes florestais que se descontrolou”.

“O incêndio florestal deflagrou na sequência de uma queima, que não tinha sido previamente comunicada, e que estava a ser realizada sem a adoção das medidas de segurança necessárias, acabando por se estender à vegetação envolvente, consumindo cerca de 450 m² de vegetação, factos que levaram à detenção dos indivíduos”, refere o comunicado. A ação contou também com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Bragança.

A GNR alerta que “a realização de queimas e queimadas tem que ser previamente comunicada à autarquia local através de plataforma informática e durante a realização da mesma devem ser adotados todos os cuidados para que decorra em segurança”.

A GNR relembra, ainda, que as queimas de sobrantes são uma das principais causas de incêndios em Portugal, e alerta que: em qualquer altura do ano é proibido queimar matos cortados e amontoados, e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola sem pedir autorização ou fazer comunicação prévia. E para evitar acidentes, siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.

Jornalista: Rita Teixeira

Alheiras Angelina
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorRETÁBULO DA CAPELA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO AMPARO ALVO DE OBRAS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO
Próximo artigoAUTORIZADAS VIAGENS ESSENCIAIS PARA BRASIL E REINO UNIDO