Tem data marcada para 14 de maio, em Sanfins do Douro, no concelho de Alijó, e as inscrições já estão disponíveis, sendo o donativo livre.

São oito quilómetros e com o Alto Douro Vinhateiro, como pano de fundo, onde a solidariedade vai estar em destaque com a próxima caminhada da comissão organizadora da “Marcha Pela Vida”. O objetivo é o mesmo de sempre: ajudar o próximo. Neste caso em concreto servirá para apoiar a unidade de Oncologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

A iniciativa já é antiga e remonta a 2008, quando a mãe de dois dos organizadores, da caminhada, faleceu com cancro e foi a partir daqui que “numa tentativa de alerta para a realidade oncológica do nosso país, e particularmente da nossa região, passou-se a organizar a caminhada “Marcha Pela Vida” todos os anos”, explica Telmo Ramos, que integra a organização.

De referir que todas as angariações durante o evento, quer nas inscrições, patrocínios, ou doações diretas são transformados em bens que são doados, em nome de todos os participantes da “Marcha”, à unidade de Oncologia do CHTMAD.

A organização refere ainda que na 11ª e 12ª edições da Marcha foram angariandos 800 euros que pretendeu suprir a falta de máscaras e de material de proteção que existiu no início da pandemia. Já no ano de 2021, arrecadaram 1610 euros que serviram para adquirir diversos materiais de apoio aos doentes, como cadeiras de rodas, turbantes, túnicas, próteses mamárias e dois televisores para as enfermarias.

No que diz respeito a 2022, foram angariados 3110 euros, que ainda estão a ser convertidos em géneros úteis para o serviço de Oncologia do CHTMAD e a doação pública será realizada brevemente.

As inscrições para a próxima caminhada solidária, que tem data marcada para 14 de maio, pode ser realizada através da página de facebook da comissão organizadora da Marcha ou fisicamente no Salão de Cabeleireiro Bela, em Alijó, no Bar do Paço ou Bombas Cepsa, em Sanfins do Douro, no Salão J&C Cabeleireiros, em Mirandela, no Madureira Seguros e na Junta de Freguesia em Sanfins do Douro.

Segundo a organização, o percurso será no alto douro vinhateiro, região demarcado do douro e vila de Sanfins do Douro, de dificuldade média, com dois tipos de piso: térreo e alcatrão, com uma distância de 8 quilómetros e uma duração de duas horas. O ponto de encontro será nas Bombas Cepsa, em Sanfins do Douro, às 9 horas.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Marcha Pela Vida

Slider