A primeira edição do festival de música “Magos da Guitarra” inclui oito concertos a realizar durante o mês de março, nos municípios de Carrazeda de Ansiães, Tabuaço, Torre de Moncorvo e Sabrosa, anunciou hoje a organização.

Pensado para divulgar e dinamizar culturalmente este território de Trás-os-Montes e Alto Douro, ‘Magos da guitarra, festival’ vai trazer a esta região uma série de guitarristas que se destacam em áreas musicais tão diversificadas como fingerstyle, blues, jazz e flamenco”, explica, em comunicado, a programadora cultural De Mi Para Si.

O festival conta o apoio dos quatro municípios envolvidos.

O responsável pela programadora cultural, Rui Fernandes, acrescentou à agência Lusa que o objetivo é revelar “a dimensão do virtuosismo (capacidade técnica) dos músicos em detrimento do género musical”.

Do programa do festival faz parte a realização de oito concertos, a decorrer entre os dias 04 e 26 de março, nos municípios de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo (distrito de Bragança), Sabrosa (Vila Real) e Tabuaço (Viseu).

Para esta primeira edição foram convidados Pedro Andrea, guitarrista espanhol que se apresentará em quarteto com um programa inteiramente dedicado aos blues, e Cláudio César Ribeiro, um guitarrista brasileiro da área do jazz, que toca regularmente com Ivan Lins e que se apresentará em quarteto.

Ainda David Silva, guitarrista de flamenco, que em trio “pouco convencional” com flauta e contrabaixo, vai apresentar trabalhos próprios desta técnica guitarrística, e, por fim, Sönke Meinen¸ que vem da Alemanha, demonstrar a sua “técnica fingerstyle”.

Rui Fernandes frisou que estes músicos representam “quatro estilos completamente diferentes”.

“A existência de ‘Magos da guitarra, festival’ é também uma resposta a verdadeiras legiões de seguidores da guitarra nas suas mais variadas tendências e manifestações que o youtube possibilitou e, de certa forma, democratizou a sua divulgação”, salientou a programadora cultural.

No comunicado é ainda explicado que se verificou, “ao longo das últimas décadas, uma verdadeira revolução na forma e expressão da guitarra em todo o mundo, que se traduz em novas sonoridades, novos géneros musicais e, até, uma reinvenção na utilização deste instrumento musical”.

O objetivo é, em próximas edições, aumentar a dimensão do festival, com mais concertos e em mais municípios.

Por: Lusa

Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorALÍVIO DE RESTRIÇÕES: AS PROPOSTAS DOS ESPECIALISTAS
Próximo artigoGDM SAGRA-SE CAMPEÃO DISTRITAL DE FUTSAL FEMINIMO