O Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) estima que a produção de vinho nacional deverá, este ano, cair 3%, uma redução que coincide com as previsões avançadas em julho, ainda antes da vindima. Mas a análise das declarações de colheita e produção, cuja entrega terminou a 15 de novembro, veio mostrar que há mais regiões com menos vinho nesta vindima do que o que se esperava inicialmente. Porém, nas poucas em que cresce, o aumento é mais significativo do que previsto.

Os dados baseiam-se na análise, até 19 de novembro, das declarações já submetidas. E mostram uma produção total de 6,271 milhões de hectolitros de vinho, ligeiramente abaixo dos 6,287 milhões previstos em julho. Mas destaca o instituto que esta é ainda uma “primeira avaliação”, dado que há declarações que estão a ser submetidas fora do prazo.

É a Norte que se dão as maiores perdas. A Região do Douro, a maior produtora de vinho em Portugal, vai este ano ter uma quebra de mais de 400 mil hectolitros, o que corresponde a menos 26% face ao ano passado, e acima da quebra de 20% inicialmente estimada. Serão produzidos, pelos últimos dados, 1,261 milhões de hectolitros. Duramente atingida também foi a região de Trás-os-Montes (-22%).

Ler mais: https://www.jn.pt/economia/dao-e-douro-com-perdas-de-quase-30-na-vindima-deste-ano-13096632.html

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n