Apesar das negociações com o Governo, os sindicatos garantem que as greves vão continuar, que vão coincidir com o arranque do terceiro período.

O Governo pretende que os professores de 1.º Ciclo e educadores de infância, que lecionam em regime de monodocência, passem a ter “isenção total da componente letiva” a partir dos 60 anos. Ou seja, podem deixar de ter turma atribuída. A proposta foi apresentada ontem aos sindicatos, avança o Jornal de Notícias.

De acordo com o Estatuto da Carreira Docente, “os professores dos 2.º e 3.º ciclos e secundário têm redução na componente letiva (duas das 22 horas), a partir dos 50 anos de idade e 15 anos de serviço, até um total de oito horas de redução, a partir dos 60 anos e 25 anos de serviço”.

No caso dos professores de 1.º Ciclo e educadores podem pedir “uma redução de cinco horas letivas, a partir dos 60 anos”. Segundo o JN, o ministro da educação, João Costa, pretende acabar com essa discriminação, sendo a aplicação da redução também gradual.

O JN escreve também que estava previsto as negociações terminarem ontem, “mas afinal vão ser agendadas, pelo menos, mais duas reuniões, uma técnica e outra negocial com o ministro, nas próximas duas semanas”.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n