Depois de instalado no Gerês, Cabeceiras de Basto e no Douro, a experiência de dormir num pequeno cubo, rodeado pela natureza, chega a Mirandela e está localizado numa quinta perto do rio Tuela.

Rodeado por pessegueiros e com quatro metros quadrados, o espaço minimalista tem “apenas uma cama e pouco mais” e acolhe duas pessoas. Foi instalado em meados de julho, num terreno perto do rio e da praia fluvial de Quintas, em Mirandela.

“É uma localidade que pouca gente conhece e o nosso conceito é levar os cubos a locais menos convencionais para dar a conhecer o país”, conta António Fernandes, criador do Ecocubo, à NiT.

De acordo com António, os proprietários do espaço, em Mirandela, não pensaram duas vezes na proposta e rapidamente aceitaram a experiência. “Acharam a ideia excelente, até porque tiveram o desejo de criar ali algo para o turismo”.

O Ecocubo é natural e nacional, isto porque é feito de madeira e cortiça e é 100 por cento português. O objetivo é criar uma simbiose plena entre a arquitetura e a natureza, sem que cause impacto negativo ao meio ambiente.

Desta vez, António decidiu também instalar uma casa de banho de cortiça “completamente autónoma e ecológica”, que funciona sem recurso a água e com um chuveiro solar.

Quem optar por esta experiência diferenciadora terá a oportunidade de descobrir e explorar o interior e a vida rural. No entanto, não é só apenas isso que a experiência oferece. Os proprietários de Mirandela, produtores de vinho e azeite, vão preparar um cabaz de produtos locais, orgânicos e caseiros, cuidadosamente selecionados a quem decidir alinhar nesta pequena aventura.

A reserva para esta experiência pode ser feita através do Airbnb, no entanto, esta só estará disponível até setembro, com os preços a rondarem os 50 euros e os 70 euros por noite, dependendo do número de dias de estadia.

“Na Ecocubo queremos repensar a forma como interagimos com a natureza, como conseguimos, de forma sustentável, usufruir de uma experiência única na natureza.”

Jornalista: Lara Torrado

Slider