Pela primeira vez na sua história, o Clube Ténis de Mesa de Mirandela tem duas equipas masculinas nos dois principais campeonatos nacionais.

A equipa principal está na primeira Liga, onde já garantiu a manutenção, e a equipa B assegurou a subida à Segunda Divisão de Honra, depois de ter terminado o campeonato da Segunda Divisão/Zona Norte, terceiro escalão nacional, no primeiro lugar com uma diferença pontual de 13 pontos para o São Cosme, segundo classificado.

O treinador da equipa diz que o feito deve-se essencialmente à qualidade dos jovens que integram a formação do clube. “Tivemos a sorte de ter uma equipa forte e já desde o início do ano tínhamos o objetivo de subir e felizmente conseguimos”, conta o argentino, Federico Martinez que já vai apontando baterias para a próxima temporada. “Ser treinador da divisão de honra já exige outro tipo de concentração e competência dos atletas e também do treinador para ver as componentes dos jogos de cada um e para as melhores formações de acordo com os nossos interesses”, adianta.

O jovem treinador está no CTM há mais de dois anos e diz estar a ser uma experiência “muito gratificante” num clube que acredita “ter ainda um enorme potencial de crescimento e estou a gostar muito deste clube”, confessa.

Um dos atletas que esteve em destaque nesta caminhada foi Bernardo Pinto que acredita no valor da equipa para fazer uma boa época na segunda divisão de honra. “Vamos ter um bom resultado e para isso certamente vamos dar o nosso melhor”. Mas Bernardo Pinto tem o sonho de poder fazer parte da equipa principal, que está na Primeira Liga e vai trabalhar para isso. “Faço parte da equipa da primeira divisão, mas sendo quarto jogador não jogo assim tanto, mas vou trabalhar para conseguir ter bons resultado e ter um lugar na Liga principal”, assume.

Para o presidente da direção do clube, este “feito histórico” é a prova de que o setor masculino “também está no bom caminho” como acontece atualmente com o feminino. “Foi um percurso fantástico de uma equipa jovem que tem uma enorme qualidade”, assume Isidro Borges, revelando que o próximo passo será ter uma equipa C a subir ao terceiro nível, ficando o setor masculino com três equipas nos três principais campeonatos nacionais. “Vamos disputar o campeonato regional de seniores, com uma equipa C, que nunca aconteceu, e o objetivo é ganharmos o regional, ir à fase de qualificação nacional e apurar essa equipa para a segunda divisão que é o terceiro nível, onde já estão praticamente com a raquete nessa equipa o José Ruivo, o Rodrigo Nunes e até o João Seramota”, adianta.

O presidente do CTM não tem dúvidas que a médio longo prazo, o clube terá condições para lutar pelo título de campeão nacional da primeira Liga também no masculino. “O plano é esse. É construir uma equipa de baixo até cima e um dia também termos vitórias no campeonato maior. O Sporting tem ganho sempre, é caso para dizer que faz a mesma coisa no masculino daquilo que nós fazemos no feminino, mas o CTM Mirandela tem legítimas aspirações de um dia podermos ganhar essa prova”, acrescenta.

A equipa B masculina do CTM Mirandela a fazer história terminando em primeiro lugar com 13 pontos de diferença para o segundo classificado na segunda divisão Zona Norte, garantindo a subida ao segundo escalão na próxima época.

Jornalista: Fernando Pires

Slider