“Surpreendida, mas muito contente”. Foi desta forma que Erika Gomes, jovem guarda-redes de 15 anos da equipa de futebol feminino do Sport Clube Mirandela, recebeu a notícia da sua estreia em convocatórias para a seleção nacional de futebol em sub/16.

“Estava entretida a ver o telemóvel, quando recebo uma notificação a mencionarem o meu nome numa história e quando ver era a convocatória. Fiquei feliz e não estava à espera, apesar de há muito tempo andar a trabalhar para conseguir lá chegar”, diz Erika que começou a jogar futebol aos 12 anos, mas a sua posição inicial até nem era de guarda-redes. “Comecei a ponta de lança, depois fui para defesa central, mas como precisavam de alguém para ir à baliza, candidatei-me, gostei e acabei por ficar a guarda-redes”, revela.

A atleta do SC Mirandela está focada em continuar a trabalhar para evoluir na modalidade e não esconde que gostaria de continuar a jogar futebol por muitos anos. “Quero continuar a carreira de jogadora, porque é a modalidade que gosto, mas se não der certo vou tentar fazer alguma coisa dentro do futebol”, afirma.

Na próxima segunda-feira, o destino é o Luso, onde vai decorrer, durante três dias, um estágio de preparação da seleção nacional de sub/16, com as 24 atletas chamadas pela treinadora nacional, Susana Bravo. “Vou dar o máximo para voltar a ser convocada para mais um estágio ou para mais um jogo” diz Erika.

Já para o seu treinador na equipa do SC Mirandela, que participa no nacional da segunda divisão de sub/19, a chamada aos trabalhos da seleção da Erika até acabou por não ser surpresa. “Sabemos que ela tem uma observação prévia desde o início do ano e pela qualidade dela, e pela qualidade que ela coloca nos treinos e como ela trabalha, sabíamos que, mais cedo ou mais tarde, iria surgir uma oportunidade para ela se mostrar na seleção nacional”, refere Filipe Fontoura.

Já quanto ao facto desta chamada à seleção nacional poder ser motivador para as restantes atletas, Filipe Fontoura até entende que “pode ser um pau de dois bicos” e explica porquê: “Algumas podem-se motivar, mas há outras que podem achar que também tinham esse direito, pelo que agora terá de ser um trabalho da equipa técnica e de todo o staff do Mirandela, da parte feminina, de as fazer perceber que só com trabalho é que podem lá chegar e que se a Erika chegou lá foi por trabalho e por mérito”, acrescenta.

Erika Gomes, a guarda-redes da equipa feminina do SC Mirandela está a viver um sonho com a chamada aos trabalhos da seleção nacional de sub/16.

A guarda-redes de apenas 15 anos de idade espera que seja a primeira de muitas convocatórias para representar a seleção das Quinas

Jornalista: Fernando Pires

Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorACIM PROMOVE MERCADINHO DE NATAL PARA APOIAR COMERCIANTES
Próximo artigoMUNICÍPIO DE MIRANDELA REVELA JÁ TER EXECUTADO 90 POR CENTO DAS OBRAS E AÇÕES DO NORTE 2020