Um novo ato de vandalismo político abalou o centro da vila de Alijó, onde um cartaz da candidatura “Afirmar a Nossa Terra”, apoiada pela coligação PPD/PSD/CDS-PP, foi alvo de vandalismo junto à rotunda conhecida como “Homem do Douro”. Ao Canal N, Abel Pereira, candidato do PSD à junta de freguesia de Alijó, descreveu a situação como lamentável, “triste” e que “já ultrapassa todos os limites”, sendo estes “atos que nunca se devem ter”.

“Acho que as imagens falam por si. Acho que estamos em democracia, mais do que cores ou partidos, ou seja lá o que for, seja no futebol ou na vida, ou na política. Acho que são atos que nunca se devem ter. E vivemos democracia isso é o que mais importa. Cada um defende as suas ideias e as suas cores, mas acho que isso já ultrapassa todos, todos, todos os limites. E a minha opinião, quando vi aquela “obra de arte”, foi aquilo que eu pensei. É triste de se ver, muito mais quando nós queremos fazer algo e quem entra na política quer fazer algo pela sua terra. E é triste acordarmos com aquela imagem. Mas ainda nos dá mais força a mim e à minha equipa, para continuar com o nosso objetivo, que é para termos uma terra ainda melhor, para podermos fazer coisas boas, esse é o grande objetivo. Não é por isso que vamos dizer que não à nossa candidatura, mas é triste de se ver como é óbvio, mas a vida é para a frente e é caminhar, acho que é o mais importante” declarou em exclusivo ao Canal N.

O incidente foi também condenado pelo MPT (Partido da Terra) – Freguesia de Alijó representado por Mário Queirós, que emitiu uma nota de solidariedade com a candidatura rival atingida. No comunicado, o partido lamenta o que considera ser “mais um ato de vandalismo político no nosso concelho”. “Foi com grande tristeza que, de manhã, ao passar na rotunda, nos deparamos com este novo ato de vandalismo. Depois de termos visto o cartaz do MPT roubado, agora foi o de outro partido a ser pintado”, pode ler-se na nota divulgada esta quinta-feira.

Para o MPT, este tipo de ações compromete os princípios fundamentais da democracia e a liberdade de expressão política: “Nunca se viu em terra nenhuma como em Alijó, não haver sequer liberdade para colocar um cartaz eleitoral!” A nota vai mais longe ao afirmar que “a democracia está em jogo quando não se respeita a diferença e quando se tenta calar a participação livre e legítima”, sublinhando que estes atos “não atingem apenas partidos — atingem todos nós enquanto comunidade democrática”.

O caso está a gerar reacções nas redes sociais e entre os eleitores locais, num momento em que a campanha autárquica aquece no concelho de Alijó.

Jornalista: Vitória Botelho

Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Alheiras Angelina
Artigo anteriorESCOLA BÁSICA E JARDIM DE INFÂNCIA DE FOZ CÔA SERÃO REQUALIFICADOS COM APOIO DE FUNDOS EUROPEUS
Próximo artigoCAMPANHA DE BENJAMIM RODRIGUES ALVO DE NOVA ONDA DE VANDALISMO