A escola do 1º ciclo de Palaçoulo, em Miranda do Douro, vai começar o ano letivo com apenas dois alunos, com atividades extracurriculares e com a perspetiva de manter o estabelecimento aberto no próximo ano.

Ensino básico, educação física, tecnologias de informação e comunicação, educação musical, inglês e mirandês são as áreas de estudo asseguradas por seis professores e que vão ser lecionadas a estes dois alunos a frequentar o 2º e 3º anos do 1º ciclo do ensino básico.

Em declarações à Lusa, António Santos, diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) diz que “a escola de Palaçoulo é um caso ‘sui generis’. Este estabelecimento de ensino está em regime especial de funcionamento desde 2010″, o que significa que carece de uma autorização anual do secretário de Estado da Educação para que possa estar em funcionamento.

António Santos refere ainda que este ” é um caso único, e que tem a ver com a resiliência dos pais e encarregados de educação desta freguesia”, para manter este estabelecimento a funcionar, salientando que “tem sido uma luta manter a escola aberta”.

As obras de requalificação da escola do 1º ciclo de Palaçoulo estão programadas para breve e o Município de Miranda do Douro acredita que o número de alunos possa aumentar no próximo ano letivo.

Segundo os dados provisórios dos Censos 2021, Palaçoulo tem 567 habitantes dos quais 35 são crianças.

Jornalista: Inês Carvalho

IMG_9798
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorIPB VOLTA A CRESCER E JÁ CONTA COM MAIS DE 10 MIL ALUNOS
Próximo artigoMURÇA ACOLHE CENTRO NEVRÁLGICO DA BAJA TT NORTE DE PORTUGAL