Protesto foi marcado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, ao qual se associou o Sindicato de Todos os Professores. Falta de funcionários e professores e o pedido de valorização das carreiras são algumas das reivindicações.

Hoje é dia de greve nas escolas, marcada para contestar a falta de funcionários e professores.

Por Mirandela, o protesto levou mesmo ao encerramento de duas escolas do Agrupamento: a EB 2,3 Luciano Cordeiro e a do 1º ciclo do Convento.

O protesto nacional foi marcado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, ao qual se associou o Sindicato de Todos os Professores (STOP), esperando as estruturas sindicais grande adesão. A falta de funcionários e professores e o pedido de valorização das carreiras são algumas das reivindicações.

A Federação critica o rácio de funcionários por aluno atualmente em vigor, que é de um para 48; está ainda contra a transferência de competências para as autarquias e exige a “dignificação da carreira”, nomeadamente através de aumentos salariais.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais exige ainda a integração dos actuais trabalhadores precários e considera que no total do país é preciso contratar mais 6000 trabalhadores.

No caso do STOP, para além da falta de funcionários e professores, protestam ainda contra o amianto e violência nas escolas.

Jornalista: Fernando Pires

 

Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorACIM REIVINDICA PAVILHÃO MULTIUSOS PARA REALIZAÇÃO DE FEIRAS SETORIAIS
Próximo artigoCÂMARA DE MIRANDELA RETOMA ORGANIZAÇÃO DA FESTA DA GEOGRAFIA