As escolas de Chaves foram palco, nos últimos dias, de várias iniciativas no âmbito do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, celebrado a 1 de dezembro. As ações, promovidas pelas Equipas do Programa de Educação para a Saúde, contaram com a colaboração da Equipa de Saúde Escolar da UCC Chaves 2 – ULSTMAD e do CLDS 5G, envolvendo diretamente os Agrupamentos de Escolas Dr. António Granjo e Fernão de Magalhães.
A comunidade escolar participou em workshops, sessões informativas e intervenções em contexto de sala de aula, com conteúdos adaptados aos diferentes níveis de ensino. O objetivo central foi reforçar a literacia em saúde, esclarecer dúvidas e promover comportamentos responsáveis no âmbito da sexualidade e da prevenção do VIH/SIDA.
Como complemento às atividades presenciais, foi produzido um vídeo lúdico-pedagógico que será exibido, ao longo do mês de dezembro, por todos os diretores de turma. A ferramenta audiovisual pretende chegar a todos os alunos, incentivando a reflexão e desconstruindo preconceitos ainda associados à doença.
A iniciativa procura contribuir para a redução da discriminação que continua a afetar pessoas que vivem com VIH/SIDA e suas famílias, ao mesmo tempo que reforça o papel da escola na promoção da saúde individual e comunitária.
Este projeto conta com o apoio do Programa Pessoas 2030, através do Fundo Social Europeu+, enquadrado no PORTUGAL 2030 e financiado pela União Europeia, no âmbito da estratégia “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si”.
A Redação,
Foto: DR



















