Mais de 70% dos estudantes do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, escolheram a disciplina de Língua e Cultura Mirandesa para estudar neste ano letivo 2022/2023.

Em declarações à Lusa, o diretor do agrupamento, António Santos referiu que “num universo de 575 alunos que frequentarão este agrupamento de escolas, 79% optaram pela disciplina de Língua e Cultura Mirandesa, o que significa um aumento considerável em relação a anos anteriores”.

A língua mirandesa é um fator identitário muito importante ao nível da região do Nordeste Transmontano e “é um motivo de orgulho porque os alunos poderiam não optar pela disciplina de Língua e Cultura Mirandesa e ocupar os seus tempos livres de outra forma”, salienta António Santos.

Este ano a colocação de professores para esta disciplina sofreu alterações, uma vez que já nao é necessária uma autorização especial para a contratação de docentes.

O ensino do mirandês já é lecionado desde o ano letivo de 2009/2010 e abrange os alunos do pré-escolar até ao ensino secundário.

Jornalista: Inês Carvalho

Foto: CM Miranda do Douro

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n