Os quatro concelhos do Baixo Sabor vão introduzir alimentos biológicos, da região, nas ementas das cantinas da escola, já no próximo ano letivo.

Em declarações ao Canal N, Eduardo Tavares, presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor, referiu que vão ser implementadas biocantinas nos agrupamentos de escolas de Alfândega da Fé, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Torre de Moncorvo “já no próximo ano letivo”.

O objetivo é que, pelo menos uma vez por semana, haja, nas cantinas escolares, alimentos 100% biológicos de forma a que “ajudem a promover este tipo de agricultura e ao mesmo tempo refeições mais saudáveis para crianças e jovens”.

O desafio foi lançado aos agricultores dos quatro concelhos, uma vez que a biorregião dos Lagos do Sabor detém uma área de sete mil hectares de agricultura biológica.

De acordo com o autarca, os produtos biológicos vão ser adquiridos através de “ajustes diretos ou concursos públicos abertos aos produtos dos quatro concelhos” que integram a Associação de Municípios do Baixo Sabor.

“Vamos percorrer os nossos principais produtores, da nossa biorregião, e vamos tentar encontrar soluções para termos menus próprios para as nossas crianças”.

Na lista de alimentos cruciais estão os produtos hortícolas, a fruta, o azeite e as carnes de raças autóctones. “Tantos produtos que podemos utilizar na nossa cantina, que podem e são produzidos de forma biológica e que nós não estamos a valorizar”, realça Eduardo Tavares.

De relembrar que, em setembro de 2022, os Lagos do Sabor receberam a certificação como biorregião, que abrange mais de 700 agricultores e cerca de 30 explorações pecuárias.

Jornalista: Lara Torrado

Slider