Investimento de 15 mil euros pretende responder a casos de urgência dos munícipes e visitantes face a fatalidades cardíacas.

O município de Vinhais vai dotar cinco espaços públicos com desfibrilhadores, licenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), e está a dar formação a 40 colaboradores para poderem atuar em caso de emergência.

A autarquia, presidida por Luís Fernandes, divulgou esta quarta-feira que investiu cerca de 15 mil euros, para adquirir seis equipamentos e dar formação aos colaboradores. Em caso de paragem cardiorespiratória, é necessário ter conhecimento para iniciar o Suporte Básico de Vida (SBV) e providenciar Desfibrilhação Automática Externa (DAE) em poucos minutos e ativando o 112.

Os Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) já foram instalados no edifício da Câmara Municipal de Vinhais e Armazém, Estádio Municipal, Complexo Desportivo das Piscinas Cobertas, Centro Cultural e Parque Biológico de Vinhais.

“Com a implementação deste programa pretende-se criar condições que reforcem a cadeia de sobrevivência, reconhecendo a importância da utilização destes equipamentos no aumento significativo da probabilidade de sobrevivência das vítimas de fibrilhação ventricular, maior proximidade e rapidez na resposta às vítimas de uma paragem cardiorrespiratória”, refere o município em comunicado.

Jornalista: Rita Teixeira

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n