O parlamento espanhol aprovou o fim do estatuto de proteção do lobo-ibérico a norte do rio Douro, reabrindo a porta à sua caça após três anos de proibição.

O parlamento de Espanha aprovou esta quarta-feira a retirada do lobo-ibérico da lista de espécies protegidas nas regiões a norte do rio Douro. Com esta decisão, a caça ao animal volta a ser permitida nestas zonas.

A proposta partiu do Partido Popular e contou com o apoio do Vox, do Partido Nacionalista Basco e do Juntos pela Catalunha. Os partidos alegaram que os ataques a gado e os prejuízos para as comunidades rurais justificam o regresso da gestão cinegética da espécie.

A medida foi criticada pelo Partido Socialista e por várias associações ambientalistas, que acusam o parlamento de pôr em risco a conservação do lobo-ibérico. A WWF alertou para a possibilidade de “matanças indiscriminadas” e criticou a falta de estudos científicos que sustentem a decisão.

A nível europeu, a Comissão Europeia propôs recentemente uma alteração ao estatuto de proteção do lobo, permitindo uma maior flexibilidade na gestão da espécie pelos países da União Europeia.

Jornalista: Lara Torrado

Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia