A Flor da Amendoeira é um momento alto para o turismo de natureza, só apreciado uma vez em cada ano, durante os meses de fevereiro e março. São vários os concelhos transmontanos que dedicam um evento para celebrar este fenómeno, como é o caso de Freixo de Espada à Cinta, Vila Flor, Torre de Moncorvo e Mogadouro. No entanto, noutros concelhos é também celebrado, como em Vila Nova de Foz Côa.

Os festivais dedicados à Amendoeira em Flor regressam não só a Trás-os-Montes, mas a grande parte do território nacional para demonstrar o que de melhor se produz em cada região.

FREIXO DE ESPADA À CINTA

Freixo de Espada à Cinta volta a afirma-se “Capital da Amendoeira em Flor” nos dias 24 e 25 de fevereiro e 2 e 3 de março.

O evento apresenta, agora, novos traços de modernidade, no entanto, “sempre salvaguardando o respeito pela tradição” refere, em comunicado, a autarquia.

Ao longo de dois fins de semana, todos os caminhos seguem em direção à Vila mais Manuelina de Portugal, que apresenta uma diversificada programação para celebrar a beleza das Amendoeiras em Flor.

O Espaço Multiusos será o palco deste certame, onde o tradicional artesanato, gastronomia, produtos endógenos e muitos outros negócios ganham destaque.

Animação musical não faltará e estará a cargo das Tunas Académicas e dos concertos de “RESISTÊNCIA” e “CARLÃO”, que prometem agitar a multidão.

À música junta-se o desporto, com a realização da tradicional Caminhada da Amendoeira em Flor, os torneios da Pelota, da Malha e da Raiola, e uma aula aberta de Fit Dance.

Gastronomia e etnografia são mais dois dos muitos atrativos que compõem a programação de 2024 da Feira da Amendoeira em Flor.

“Afirmar o território nas suas múltiplas características e potencialidades, promover os produtos endógenos, as tradições seculares e a economia local, divulgar o que de melhor se faz no concelho, atrair turismo e impulsionar o território de forma coesa e sustentada, chegar a novos mercados nacionais e internacionais, são alguns dos objetivos que norteiam o certame da Feira da Amendoeira em Flor” salienta a autarquia freixiense.

VILA FLOR

Já em Vila Flor, o espetáculo natural das amendoeiras floridas que salpicam os montes transmontanos em tons de rosa e branco tem começo dia 17 de fevereiro e termina a 10 de março.

Serão vários os stands destinados à exposição e venda de produtos locais, artesanato, bebidas e petiscos, e ainda, a oficina da amêndoa com workshops e provas de degustação, afim de estimular e promover o comércio local, bem como animar e dinamizar a vila.

No que toca à animação, estão confirmados nomes como as Bombocas, Rosinha, Iran Costa e Sérgio Rossi.

TORRE DE MONCORVO

Durante mais de um mês, Torre de Moncorvo vai estar em festa com a Amendoeira em Flor.

De ano para ano o evento das Amendoeiras em Flor, em Torre de Moncorvo, atrai cada vez mais turistas ao território que se deslocam dos mais vários pontos do país e, também, de fora.

O Mercado Municipal recebe a venda de diversos produtos locais, desde fumeiro, passando pela doçaria até ao artesanato, para que todos tenham um motivo para visitar o certame.

MOGADOURO

As Amendoeiras em Flor, em Mogadouro, trazem à vila vários eventos ligados ao comércio e à divulgação dos produtos regionais.

O Município de Mogadouro promove a XXXVII Feira Franca dos Produtos da Terra e do Artesanato no contexto das Amendoeiras em Flor que terá lugar nos dias 1, 2 e 3 de março de 2024.

Neste período são vários os expositores que mostram os seus melhores exemplares.

VILA NOVA DE FOZ CÔA

De 17 de fevereiro a 5 de março, Foz Côa celebra, também, mais uma edição daquela que é a Festa mais emblemática e antiga do concelho.

A Festa da Amendoeira em Flor avança para a quadragésima primeira edição e está a ser preparada ao pormenor, juntando o tradicional ao inovador, procurando desta forma captar diferentes públicos.

“A Capital da Amendoeira em Flor estará na altura coberta de lindos mantos matizados de rosa e branco, à espera de serem contemplados pelos locais e turistas que nesta altura do ano nos visitam” refere o município de Foz Côa.

Jornalista: Lara Torrado

Slider