Em Reunião de Conselho de Ministros, o Governo aprovou a Estratégia Nacional para a Conetividade em Redes de Comunicações Eletrónicas de Capacidade Muito Elevada 2023-2030.

“As comunicações electrónicas são fundamentais para a satisfação das necessidades básicas dos cidadãos, para o processo de transformação digital do país e para um economia dinâmica e competitiva”, lê-se na nota de imprensa enviada ao Canal N.

Esta estratégia é “um passo essencial para que o Governo possa lançar, em 2023, o concurso para a instalação, exploração e manutenção de redes de capacidade muito elevada” nas áreas que atualmente não têm cobertura.

Para Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa “sem conectividade não é possível existir digitalização”, pelo que, considera esta estratégia essencial e importante para o futuro do país.

“Trata-se de um projeto que dotará a totalidade do país com as redes de comunicações electrónicas mais avançadas no contexto da União Europeia”, menciona Hugo Mendes, Secretário de Estado das Infraestruturas.

Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, considera que é “fundamental proceder à redução e eliminação das assimetrias regionais, assegurando a existência de conectividade nos territórios de baixa densidade e garantindo que ela é de qualidade em todo o território nacional”.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Slider