A Câmara de Alijó anunciou que já está concluída a construção das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Carlão e Pegarinhos, que contam com a “utilização de ilhas flutuantes que permitem o crescimento de plantas à superfície da água”.

Segundo a autarquia, tendo em conta as atuais necessidades em termos de tratamento de águas residuais, estas plataformas de cortiça modulares permitem “diminuir o consumo de energia e melhorar a eficiência das ETAR, tornando-as ecologicamente mais sustentáveis, com a vantagem acrescida de exigir menos manutenção”, explica.

A autarquia adianta que o sistema está também a ser implementado nas novas ETAR de Pópulo/Ribalonga, Santa Eugénia e Vilar de Maçada, que estão em obra, e de Francelos, que está praticamente concluída. Recordando que continua também a decorrer a construção da ETAR compacta em Vale de Mendiz.

O investimento total nas ETAR do concelho atinge os 1,8 milhões de euros e é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: CM Alijó

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Artigo anteriorTRADIÇÃO DE NEGOCIAR A AMÊNDOA REGRESSA NO FIM DO MÊS A FOZ CÔA
Próximo artigoVÍDEO: VINHO DO PORTO É CADA VEZ MAIS PROCURADO POR “COLECIONADORES”