A Eurocidade Chaves-Verín, AECT marcou presença ontem, 15 de outubro de 2025, em Bruxelas, durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades, no evento “Regiões e municípios em ação: combater a incerteza através da prevenção, preparação e proteção nos territórios transfronteiriços europeus”.

Representada por Nerea Pérez Adriano, técnica de projetos europeus da Eurocidade, a delegação apresentou a experiência do território na área da proteção civil, no âmbito do projeto B solutions, promovido pela Associação das Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE/AEBR) e pela Comissão Europeia. Durante a intervenção, destacou-se a importância de estabelecer equipas de emergência transfronteiriças, tendo em conta os riscos naturais do território, como incêndios florestais e inundações.
A Eurocidade salientou, contudo, que, apesar dos acordos de cooperação entre Portugal e Espanha, ainda existem obstáculos significativos: diferenças nas frequências de rádio, questões relativas a seguros e coberturas de acidentes para profissionais de emergência, e falhas na partilha de informação, uma vez que não existe um sistema de alertas coordenado entre os dois países.
O evento teve como moderador Martín Guillermo Ramírez, Secretário-Geral da ARFE/AEBR, e contou com a participação de representantes do Governo Regional de Castela e Leão, das Nações Unidas (ONU) e de outras entidades, que partilharam experiências e desafios enfrentados em territórios de fronteira, incluindo infecção animal, incêndios e inundações.
A sessão insere-se na Semana Europeia das Regiões e Cidades (#EURegionsWeek), iniciativa anual organizada pelo Comité das Regiões Europeu (CR) e pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia. Durante vários dias, políticos, peritos, académicos e representantes locais de toda a Europa apresentam projetos que demonstram a capacidade das regiões e municípios em gerar crescimento, emprego e coesão, reforçando a importância do nível local e regional na boa governação europeia.
A participação da Eurocidade Chaves-Verín evidencia o compromisso do território com a proteção civil transfronteiriça e a necessidade de maior coordenação e recursos para enfrentar emergências de forma eficaz, garantindo segurança e resiliência para as comunidades de ambos os lados da fronteira.

A Redação,
Foto: DR

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Artigo anteriorJOVEM DETIDO POR FURTO A MÁQUINA DE TABACO EM MACEDO DE CAVALEIROS 
Próximo artigoDESPISTE APARATOSO EM SALTO DEIXA HOMEM EM ESTADO GRAVE