O Centro Cultural de Vinhais acolhe, de 24 de janeiro a 3 de maio de 2026, a exposição de fotografia “Desmascarar o Medo — 20 invernos entre o tempo das máscaras de Ousilhão”, da autoria do fotógrafo António Morais.

A mostra propõe uma viagem visual intensa por uma das tradições mais emblemáticas do Nordeste Transmontano, documentando duas décadas de rituais associados às máscaras de Ousilhão. Através da fotografia, o autor explora a força simbólica da máscara, do fogo e do ritual enquanto expressões de identidade coletiva, memória e resistência cultural.

O trabalho de António Morais destaca-se pelo olhar próximo e sensível sobre uma tradição ancestral que continua viva, cruzando passado e presente e afirmando a importância do património imaterial na construção da identidade local.

A inauguração está marcada para o dia 24 de janeiro, às 16h00, com entrada livre, convidando a comunidade e visitantes a descobrir ou revisitar uma prática cultural única do concelho de Vinhais.

Jornalista: Vitória Botelho

foto: DR

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorALUNOS DO CENTRO ESCOLAR FERNÃO MAGALHÃES RECEBEM KITS DE SAÚDE ORAL
Próximo artigoSECRETÁRIO DE ESTADO DAS FLORESTAS VISITA CAPOLIB E DESTACA PAPEL DA COOPERATIVA NA VALORIZAÇÃO DO BARROSO