Mais de três dezenas de famílias de acolhimento de idosos e adultos com deficiência vão receber formações específicas de modo a prevenir algumas causas de tratamento hospitalar.

Este programa é o “Academia Familiar”, um projeto de literacia para famílias de acolhimento de idosos e adultos com deficiência que vai ser implementado pela ULS do Nordeste.

Esta iniciativa tem como objetivo formar 34 famílias no concelho de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vinhais, que vão beneficiar do apoio direto da Fundação CA Alto Douro.

Segundo a nota de imprensa enviada para o Canal N “a formação prevista, ministrada por um profissional da Saúde qualificado, vai incidir ao nível da aplicação de competência da higiene (incluindo a higiene oral), alimentação, posicionamentos e levante dos idosos com alguma falta de mobilidade, prevenção de úlceras de pressão, afetividade/espiritualidade, do luto, de acordo com as necessidades específicas de cada família e, de forma, a proporcionar um bem-estar biopsicossocial àqueles que são acolhidos”.

Numa primeira fase o projeto vai ser explicado às famílias que queiram estabelecer contrato de intervenção. Após isso “seguem-se as ações de formação, no domicílio das famílias a intervencionar, que vão receber quatro visitas mensais, durante nove meses”. No final de cada intervenção as famílias de acolhimento têm a oportunidade de avaliar o impacto do projeto, assim como os idosos beneficiados.

Este projeto apresenta um investimento de 25 mil euros e tem a duração de um ano. O objetivo é alargar este projeto para o distrito de Vila Real.

Jornalista: Lara Torrado

Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorGD CHAVES EMPATA FRENTE AO BOAVISTA
Próximo artigoCARTÃO DE CIDADÃO VAI SER GRATUITO PARA RECÉM-NASCIDOS