O doce tradicional é destaque de 13 a 16 de abril, no largo do Castelo em Miranda do Douro. 

A Bola Doce Mirandesa é um doce genuíno e um dos ícones gastronómicos do Planalto Mirandês, tradicionalmente associado à Páscoa e regressa agora após dois anos de pausa devido à pandemia. 

Confecionada com canela e açúcar às camadas, amassada à mão e cozida num forno tradicional são os pontos-chave, do doce que se tornou um fenómeno no concelho mirandês. 

Mas há dicas a seguir, para confecionar este folar, os ingredientes têm de ser bem selecionados e a massa bem esticada para dar origem a um doce húmido, com camadas muito finas separadas por canela e açúcar.

Segundo a tradição, a bola é confecionada com farinha de trigo, ovos, canela, açúcar, fermento padeiro, manteiga, azeite e sal.

Mas este ano juntam-se a este doce todos os outros sabores mirandeses, como é o caso do pão, fumeiro, licores e vinhos, e há ainda espaço para o artesanato. Isto porque não foi permitido realizar-se presencialmente a Feira dos Sabores Mirandeses.

Serão cerca de 45 expositores, presentes no centro histórico de Miranda do Douro. “Este é um evento que tem como principais objetivos contribuir para a divulgação, promoção e venda de produtos regionais e locais e fomentar o convívio e animação no Largo do Castelo de Miranda do Douro”, refere a autarquia. 

Animação também não vai faltar, como as danças dos pauliteiros e um concerto com os grupos locais de música tradicional Galandum Galundaina e Trasga, entre outros elementos culturais da região.

Jornalista: Rita Teixeira 

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n