De 10 a 12 de novembro, Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços, recebe a 26.ª edição da Feira da Castanha Judia.

A Feira dedicada ao importante fruto do concelho, traz à vila milhares de pessoas atraídas pelo cartaz bastante diversificado – ainda que neste momento não tenha sido divulgado -, que para além dos produtos tradicionais do concelho, onde não podem faltar o vinho, o azeite, os frutos secos, o fumeiro, o Folar de Valpaços IGP, as compotas e a rainha, a mundialmente famosa castanha de Carrazedo – DOP da Padrela. 

Recorde-se que é no concelho de Valpaços, mais precisamente na Serra da Padrela, que se situa a maior mancha de castanha judia da Europa, sendo paralelamente um dos principais centros de produção de castanha de Portugal e onde se pode encontrar a maior mancha contínua de castanheiros de toda a Península-Ibérica. Aqui a variedade de castanha predominante é a judia mas, existe também a variedade longal, lada e cota.

Anualmente, são produzidas cerca de 12 toneladas do fruto, e é uma das fontes de rendimento de muitas famílias do concelho. 

Jornalista: Rita Teixeira 

Foto: Arquivo/Canal N

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorDOIS MILITARES AGREDIDOS POR INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS NUM DESPISTE EM MIRANDELA
Próximo artigoBRAGANÇA E VILA REAL SOB AVISO AMARELO DEVIDO À CHUVA