Montagens e funcionamento do certame obrigam a cortes e restrições à circulação automóvel e pedonal em várias zonas da cidade. Os condicionamentos começaram a 1 de outubro e prolongam-se até 2 de novembro, com novas interdições à medida que se aproxima a feira.
A preparação da Feira dos Santos vai provocar alterações significativas na circulação e no estacionamento em Chaves ao longo das próximas semanas. O Município anunciou um conjunto de cortes e condicionamentos em várias ruas, avenidas e parques da cidade, entre 1 de outubro e 2 de novembro, para permitir a instalação e o funcionamento dos diferentes espaços do certame.
As primeiras restrições estão previstas para as 19h00 desta sexta-feira, 2 de outubro, e prolongam-se até às 19h00 de 2 de novembro. Neste período, serão encerrados os parques de estacionamento junto ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), destinados aos divertimentos, bem como os lugares de estacionamento na Rua da Estação e na zona verde junto ao museu, reservados para roulottes.
Haverá também condicionamentos pedonais e restrições ao estacionamento na Avenida Heróis de Chaves, Avenida Irmãos Rui e Garcia Lopes, Largo da Estação, Largo do Monumento, Avenida Francisco Sá Carneiro, Largo do Terreiro de Cavalaria e Avenida Doutor Mário Soares, devido à instalação de espaços de venda de farturas.
A partir das 19h00 de 25 de outubro e até às 19h00 de 2 de novembro, a Rua de Santo António ficará sujeita a condicionamentos da circulação automóvel e pedonal, necessários à montagem, funcionamento e desmontagem das estruturas dos stands da feira.
Já a partir das 20h00 de 28 de outubro, serão encerrados o parque e os lugares de estacionamento junto à Rua Cândido dos Reis, destinados à exposição de máquinas agrícolas, bem como os lugares de estacionamento na zona da Lapa, onde ficará instalada a exposição de automóveis.
Também serão cortados os lugares de estacionamento na Rua do Picadeiro e na Rua dos Dragões. Os acessos à Rua da Lapa, à Rua da Pedisqueira e à Rua do Asilo continuarão permitidos, embora sujeitos a condicionamentos, até ao início da feira.
As restrições mais abrangentes entram em vigor às 20h00 de 29 de outubro e mantêm-se até às 19h00 de 2 de novembro, período que coincide com a fase principal da Feira dos Santos.
Durante estes dias, será cortada a circulação automóvel e pedonal no acesso ao Mercado do Gado e em várias artérias, nomeadamente na Avenida Heróis de Chaves, Avenida do Estádio, Avenida dos Aliados, Rua e Terreiro de Cavalaria, Rua Dr. Júlio Martins, num troço da Rua Portas do Anjo, Rua de Santo António, Rua 1.º de Dezembro e Largo 8 de Julho.
O Município de Chaves apela à compreensão dos residentes, comerciantes e visitantes, recomendando especial atenção à sinalização temporária instalada no local e ao cumprimento das indicações das autoridades.
A autarquia aconselha ainda os automobilistas a planearem antecipadamente as deslocações, tendo em conta os condicionamentos previstos, que permitirão criar as condições necessárias para a realização de uma das mais importantes feiras tradicionais da região.
Jornalista. Paulo Silva Reis
Foto: DR




















