Alijó volta a organizar a Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos entre 16 e 18 de junho, no Parque da Vila. Até ao momento estão confirmados 45 produtores do concelho.

A edição de 2023 assinala o arranque de uma aposta estratégica que visa a “criação da marca Vinhos dos Altos, com o objetivo de promover o território e potenciar este nicho de mercado”, refere a autarquia, em comunicado.

“Este é um outro Douro que damos a conhecer, onde os vinhos brancos protagonizam um papel de destaque e que é menos divulgado e reconhecido na região. Queremos alterar este paradigma, o Douro, principalmente a cotas mais elevadas, consegue colocar no mercado vinhos de excelência, de grande qualidade e com uma personalidade única”, afirma o presidente do município, José Paredes.

A edição deste ano arranca com um seminário dedicado ao impacto das alterações climáticas no Douro, nomeadamente os prejuízos provocados pela queda de granizo na produção de vinho. Este momento inclui a apresentação de um projeto inovador do Município de Alijó relativa à implementação de um sistema anti granizo.

Segundo o programa, que tem a duração de três dias, os visitantes m terão oportunidade de conhecer de perto os produtores, assim como desfrutar provas comentadas de vinhos, palestras, showcooking dedicado a tapas e petiscos de polvo galego, numa zona de restauração preparada para receber os visitantes e muita música. 

Este ano junta-se ainda mais uma novidade, um passeio de clássicos que irá percorrer quintas e locais de interesse turístico do concelho.

“À semelhança de anos anteriores, realiza-se o Concurso Escolha de Imprensa Vinhos dos Altos, dirigido a profissionais, irá eleger os melhores vinhos dos produtores presentes na Feira”, lê-se na nota divulgada.

Jornalista: Rita Teixeira 

Foto: Arquivo/CM Alijó

Slider