A Feira Franca “Porca de Murça”, que homenageia o monumento ex-libris do concelho e, ao mesmo tempo, contribui para promover os produtos regionais está de regresso no mês de julho, anunciou hoje a autarquia.

O tradicional evento acontecia habitualmente em maio, na véspera do Dia do Município, mas “este ano decorrerá próxima das principais festividades anuais do concelho, as Festas em Honra de Nosso Senhor dos Aflitos e de São Domingos, que em Murça acontecem em julho”. 

“Esta alteração acontece pelo facto de nessa altura ser a época do ano em que mais gente visita o concelho, sobretudo por razões festivas, religiosas, mas também para possibilitar à comunidade emigrante participar, aliado ao facto de o verão já estar instalado”, revela o município. 

Para além disso, este ano a iniciativa irá acontecer no centro histórico da Vila, na Praça 5 de outubro, Praça 31 de janeiro e no Jardim do Paço.

O concelho de Murça “produz cerca de quatro milhões de litros de vinho em média por ano, o que representa cinco milhões de euros, e 400 mil litros de azeite, que significam um volume de negócios de 2,2 milhões de euros, sendo que o setor do azeite, vinho e castanha, representa 8,6 milhões de euros para a economia local”.

Segundo a autarquia, está a ser ultimada a programação lúdica e cultural, “de modo a possibilitar a todos, expositores e visitantes, um regresso positivo da Feira”.

Jornalista: Sara Teixeira

Slider