Evento da Associação Celtiberus reuniu mais de 400 participantes e promoveu o património agrícola e cultural do Barroso.
A Associação Ambiental e Cultural Celtiberus organizou, no passado sábado, 4 de outubro, mais uma edição da Festa das Colheitas, em Covas do Barroso, no concelho de Boticas, numa celebração que juntou tradição, natureza e convívio comunitário.
O trilho desta edição percorreu as aldeias de Covas, Romainho e Muro, proporcionando aos participantes uma verdadeira viagem pelo património natural e cultural do Barroso, reconhecido como Património Agrícola Mundial. Ao longo do percurso, foi possível apreciar calçadas medievais, levadas e regadios, moinhos, azenhas, bem como os extensos carvalhais e campos agrícolas que caracterizam a paisagem barrosã.
Com mais de 400 participantes, a maioria provenientes de fora do concelho de Boticas, o evento demonstrou, segundo a organização, o crescente interesse turístico e cultural da região e a importância destas iniciativas na divulgação e dinamização da economia local.
A animação musical esteve a cargo do Rancho Folclórico de Santa Maria de Covas do Barroso, a que se juntaram música tradicional, jogos populares e a tradicional desfolhada à moda antiga. O mercadinho de produtos locais e a merenda final foram outros momentos altos do dia, com destaque para as iguarias típicas da região — vitela barrosã, porco no espeto, fumeiro tradicional e pão centeio confecionado no forno comunitário.
Como é habitual, a Festa das Colheitas foi promovida pela Associação Celtiberus e contou com o apoio do Município de Boticas e da Junta de Freguesia de Covas do Barroso.
Mais do que uma celebração da agricultura, o evento reafirmou o orgulho nas tradições locais e a ligação profunda entre as comunidades e a terra que as sustenta.
A Redação,
Fotos: CM Boticas

