De 21 a 24 de agosto, a cidade de Chaves volta a recuar mais de dois mil anos no tempo com mais uma edição da Festa dos Povos, um evento que celebra o passado galaico-romano da antiga Aquae Flaviae.
Durante quatro dias, a Alameda do Tabolado transforma-se num vibrante cenário romano, onde mais de duas centenas de figurantes e mercadores dão vida a recriações históricas, através de espetáculos diários de música, dança, lutas, cortejos e jogos, entre outras atividades inspiradas na cultura e nos saberes da época.
Este ano, o evento arranca na quinta-feira com o tradicional cortejo desde a Praça de Camões até à Fonte do Povo, onde terá lugar uma cerimónia de homenagem ao imperador Tito Flávio Vespasiano, fundador da antiga urbe romana.
Entre as principais novidades da edição de 2025 destacam-se: o acampamento infantil com oficinas temáticas na margem esquerda do Tâmega, visitas guiadas aos principais marcos arqueológicos da cidade, espetáculos de dança e palestras sobre o património romano e espetáculos noturnos de videomapping na Ponte do Trajano, com fogo, dança, acrobacia aérea e malabarismo.
Para uma experiência mais imersiva, os visitantes são convidados a vestir trajes típicos da época e participar ativamente no espírito da festa.
A par das novidades, mantêm-se atrações já emblemáticas do evento, como a Praça da Alimentação, o “Circus Maximus”, os acampamentos temáticos de gladiadores, militares romanos e povos galaicos, o Panteão dos Deuses, bem como exposições de instrumentos de tortura, aves e animais exóticos.
A Festa dos Povos continua assim a afirmar-se como um dos maiores eventos culturais do norte do país, unindo história, animação e participação comunitária num ambiente único e intergeracional.
Jornalista: Maria Santos

