Nos dias cinco e seis de janeiro, na aldeia de Vale de Salgueiro, celebra-se o dia de Reis. Este ano, à semelhança do ano anterior não foi possível cumprir a tradicional “Festa dos Rapazes”, em honra de Santo Estêvão devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

É tradição desta festa, os pais darem premissão às crianças das aldeias para fumar cigarros. E, todos os anos, é escolhido alguém para protagonizar a figura do rei, que organiza a festa e leva consigo uma coroa carregada de ouro, emprestado pelos habitantes, que vale cerca de 30 mil euros.

O “Rei” percorre, no dia 5, todas as habitações da aldeia, sempre com o grupo de gaiteiros a acompanhar, distribuindo cerca de 300 quilos de tremoços e 100 litros de vinho, em cabaças tradicionais, e no dia seguinte nova passagem para receber a manda, ou seja, os donativos para custear a festa.

Este ano, a noite do dia 5 ficou apenas marcada pela presença da banda gaiteiros “Encharca o Fole” que percorreram as ruas da aldeia, para de forma simbólica, lembrar a festa anual mais importante da localidade.

Jornalista: Sara Teixeira

Foto: Arquivo 2020

Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorPJ DETEVE HOMEM POR SUSPEITA DE CRIMINALIDADE VIOLENTA EM CHAVES
Próximo artigoVINHAIS DISPONIBILIZA TESTES COVID E TRANSPORTE GRATUITOS A TODOS OS ALUNOS DO CONCELHO