Aconteceu, de 19 a 21 de julho, o Festival que celebra a cooperação transfronteiriça e o património cultural de duas nações, com um programa intenso e eclético, que incluiu música, dança, gastronomia e outras atividades culturais. 

“O Festival D’ONOR prometeu e cumpriu, revelando-se uma experiência autêntica, única e inesquecível para todos, habitantes e visitantes” refere David Vaz, diretor do Festival.

Este evento aconteceu na aldeia raiana no concelho de Bragança, que afinal são duas [de um lado, Rio de Onor (Portugal), do outro, Rihonor de Castilla (Espanha)]. Nestas duas aldeias, que coabitam num espaço comum, foram várias as iniciativas culturais, destacando-se o “Baile do Gaiteiro”, uma sessão improvisada de música e dança com músicos profissionais e amadores, a “Ronda Cultural e das Adegas”, que percorreu as diferentes ruas das aldeias, acompanhada por grupos musicais dos dois países; “Música no Rio”, que aconteceu nas margens do rio, junto à Ponte Antiga de Rio de Onor, onde atuaram, entre outros, os saudosos “Odores de Maria”, e as “Cantigas D’Onor”, uma residência artística feita por músicos brigantinos que celebra as canções tradicionais e as histórias da região.

Quando a concertos, subiram a palco, num concerto colaborativo, “Músicas da Raya”, “Sebastião Antunes” e “José Manuel Tejedor”. Noites de grande afluência que contaram, ainda, com “Stereossauro”, “Bicho Carpinteiro”, “Slamtype”, “Batucada”, entre outros.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Festival D’Onor

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798