Entre 21 e 23 de julho, o Festival D’Onor vai invadir as duas aldeias, na raia de Bragança, onde portugueses e espanhóis partilham tradições.

A única coisa que as separa é uma linha transfronteiriça invisível. Rio de Onor, em Bragança, e Rihonor de Castilha, em Zamora, são duas aldeias que, desde sempre, partilham costumes e tradições e, os habitantes, uma vida em comum.

Rio de Onor é uma das mais emblemáticas aldeias de Bragança e do Parque Natural de Montesinho, tendo sido eleita, em 2017, a 7 Maravilha de Portugal. Atravessada pela fronteira com Espanha, de um lado, está Rio de Onor, do outro, Rihonor de Castilha, pelo que se diz “uma aldeia, dois países”.

Fica a menos de 30 quilómetros de Bragança e os habitantes estão mais que habituados ao movimento e ao turismo que, nestes três dias de festival que se aproximam, irão aumentar.

Virgem Sutra, Trasga e Zingarus são apenas alguns dos artistas que vão pisar o palco do festival ao longo de três dias.

Do programa do evento também faz parte a Ronda Cultural e das Adegas que se vão fazer acompanhar pelo som dos gaiteiros.

A entrada para o festival é gratuita, assim como o campismo para quem quiser permanecer durante o fim de semana, em que há também tasquinhas, restaurante e um mercado tradicional.

Jornalista: Lara Torrado

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n