O frio do inverno será aquecido pelo calor das celebrações nos dias 28 e 29 de dezembro, com música, cultura e natureza no coração do planalto mirandês.

Miranda do Douro prepara-se para receber mais uma edição do Festival GEADA, que regressa nos dias 28 e 29 de dezembro, celebrando o solstício de inverno com um programa cultural diversificado. Organizado pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa (ARJM), o evento combina tradição, inovação e impacto socioeconómico, consolidando-se como uma referência na valorização do património cultural das Terras de Miranda.

Com o lema em língua mirandesa “Bamos derretir l carambelo!” (“Vamos derreter o gelo!”), o festival propõe aquecer o rigoroso inverno da região não só com fogueiras espalhadas pelo recinto, mas também através de um cartaz musical e atividades culturais para todas as idades.

CULTURA E MÚSICA

O Festival GEADA 2024 aposta numa programação inclusiva e diversificada. O público poderá assistir a concertos de bandas como Trasga, que canta em mirandês, e Eskorzo, considerada a melhor banda folk da Espanha, além de nomes como Zíngarus e Uxu Kalhus. Workshops de dança, música e língua mirandesa promovem o contato direto com as tradições locais, enquanto a Ronda das Adegas convida os participantes a explorar a gastronomia autêntica e os vinhos da região.

O festival também inclui atividades educativas e de preservação cultural, como debates sobre o património transmontano, jornadas linguísticas e passeios pedestres pelas Arribas do Douro, oferecendo uma conexão entre cultura e natureza.

Em comunicado enviado à redação do Canal N, Nuno Coelho, presidente da ARJM, refere que “o Festival GEADA é mais do que um evento. É uma celebração da nossa cultura, um espaço de partilha e um motor de desenvolvimento para a região”.

SOBRE A ARJM

Fundada em 2007, a Associação Recreativa da Juventude Mirandesa tem como missão preservar e promover a cultura mirandesa, com foco especial na juventude. Ao longo dos anos, a associação tem sido um pilar no fortalecimento da identidade local, organizando iniciativas que unem tradição e inovação.

Com o Festival GEADA, a ARJM reafirma o seu compromisso de valorizar as Terras de Miranda, promovendo a cultura, a língua e o espírito comunitário, ao mesmo tempo que atrai novas gerações para esta celebração única.

Jornalista: Lara Torrado

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Alheiras Angelina