O festival itinerante, Província Sonora, tem data marcada entre 2 de junho e 15 de julho. Para a região transmontana estão previstos dois concertos.

Macedo de Cavaleiros e Vreia de Jales, em Vila Pouca de Aguiar, recebem os Clarinetes Ad Libitum, nos dias 13 e 15 de julho, respetivamente. O grupo foi formado em julho de 1998 por quatro clarinetistas, alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, tendo como primeiro nome Quarteto Gingão.

A partir de fevereiro de 2000, o grupo começou a atuar com percussão e canto, mudando então o nome para “Clarinetes Ad Libitum”, de forma a dar nome à ideia de um grupo com uma grande liberdade de pensamento tanto ao nível das várias formações com que se apresenta – tendo sempre como base o clarinete – como da diversidade de repertórios que executa.

O Festival Província Sonora está de regresso este ano e o pontapé de saída aconteceu no dia 24 de março, com o Desconcerto dos Clarinetes Ad Libitum no Teatro-Cine de Pombal, numa parceira com o Festival Música em Leiria. Mas o grande foco do Festival acontece de 2 de junho a 15 de julho em várias localidades do Minho, Beira Interior e Porto.

“Com um conceito original e inovador, este festival itinerante, de música erudita, clássica, improvisada, pretende unir costumes e sons numa viagem musical. Aliado a este conceito e tendo em conta a natureza envolvente, Província Sonora apresenta uma forte conexão com a preservação de território e as causas ambientais”, explica a organização.

De referir que todos os concertos são de entrada livre. Veja a programação.

Jornalista: Rita Teixeira

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Artigo anteriorÁGUA TERMAL FLAVIENSE É ALTERNATIVA NATURAL PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS MÚSCULO-ESQUELÉTICAS
Próximo artigoPORTUGAL PERDEU 61 MILHÕES DE EUROS DE APOIO PARA REGADIO E AUTARCAS NÃO FORAM AVISADOS