A companhia Filandorra – Teatro do Nordeste apresenta esta quarta-feira, dia 1 de outubro, à comunicação social, a sua 93ª produção: “Auto dos Anfitriões”, de Luís Vaz de Camões. O encontro decorre pelas 10h30, na emblemática Praça Luís de Camões, em Vila Real, com a presença do encenador Filipe Crawford, do diretor artístico da companhia, David Carvalho, e de todo o elenco.
A nova criação da Filandorra tem estreia marcada para o dia 10 de outubro no Teatro Municipal de Vila Real, no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões, numa parceria com o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto / Fundo de Fomento Cultural. O espetáculo insere-se também nas celebrações do centenário da elevação de Vila Real a cidade, tornando-se, assim, um marco duplamente simbólico na programação cultural da região.
“Auto dos Anfitriões”, uma peça pouco representada da obra camoniana, é recriada pela companhia transmontana com uma proposta que, segundo os responsáveis, pretende cruzar a herança clássica com uma abordagem contemporânea, acessível e envolvente para o público de hoje.
A Filandorra reforça, com esta produção, o seu papel como agente dinamizador da cultura no norte e interior do país, promovendo o património literário nacional através do teatro.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: Filandorra