A companhia de teatro do Nordeste Transmontano vai rumar até Peso da Régua, onde serão as comemorações do Dia de Portugal e onde Marcelo Rebelo de Sousa marcará presença, para mostrar o seu descontentamento sobre o não apoio à candidatura que realizou à Direção-Geral das Artes (DGArtes).

A candidatura da Filandorra ao Apoio Sustentado para o quadriénio 2023-2026, obteve 74,02 de pontuação, sendo o necessário para receber o apoio, mas segundo a companhia acabou por não ter o financiamento garantido por falta de verbas por parte do Estado.

“Aproveitando a circunstância das comemorações do 10 de junho (…) a Filandorra vai fazer “chegar” ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma missiva de descontentamento/desagrado face à situação em que se encontra pelo não apoio à sua candidatura pela DGArtes”, explica, em comunicado.

A Filandorra vai “apelar à sua intervenção para a correção deste “crime cultural” que levará inevitavelmente ao maior número de despedimentos na região na área cultural, o que poderá acontecer já em julho”, reforça.

A companhia de teatro conta com 37 anos de existência, 82 produções da dramaturgia portuguesa e universal, e a caminho de um milhão de espetadores. De referir que a Filandorra é uma das maiores empregadoras culturais na região. Atualmente possui um quadro de pessoal de 15 elementos, entre 11 efetivos e 4 prestadores de serviços, “que “resiste ainda” a partir de contratos-programa e venda de espetáculos com 30 municípios que garantem 50% do seu orçamento anual”, refere.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Filandorra

Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)